Robert Smithson – Artforum 1966-73 (poster incl.)

23.00

Robert Smithson – Artforum 1966-73
Author: Robert Smithson
Publisher: Editora Ébria
Language: Portuguese
Year: 2023
Pages: 50
Size: 26,5×26,5 cm
ISBN: –

Out of stock

Category:

[PT] “As intervenções em diferentes revistas de arte norte-americanas, antes de mais nada, marcam uma presença estranha. A intenção do autor, ao confrontar a produção crítica e historiográfica, era acrescentar matéria-impressa a um regime de circulação e funcionamento próprio de determinadas formas discursivas. Estava em jogo a última palavra a respeito das obras de arte ou, talvez, uma redefinição dos limites entre arte e crítica. É digno de nota observar que, embora suas publicações fossem esparsas (Arts Magazine, Harper’s Bazaar, Aspen, entre outras), um terço dessa produção se concentra em uma única revista. Aqui o leitor encontrará uma dezena de matérias-impressas em edição fac-similar, publicadas na Artforum entre 1966 e 1973. O primeiro critério de seleção desta coletânea, portanto, é quantitativo (foi preciso escolher um ponto de partida para a tradução de sua obra completa). Para ilustrar o segundo, que é conceitual e gráfico, dois exemplos bastam. Algumas matérias-impressas possuem um vínculo mais ou menos forte entre o verbal, o visual e suas qualidades materiais, algo como uma força de coesão interna. Outras excedem essa força de coesão, criando ainda um vínculo preciso com o formato da revista. Em “Cartas”, por exemplo, Smithson utiliza a sessão destinada à opinião dos leitores para fazer uma crítica ao ensaio “Arte e Objetidade”, de Michael Fried, publicado na própria Artforum poucos meses antes. Para além de ocupar uma sessão específica, importa a mudança intencional de sua posição-autor: ocupar a função de crítico-leitor. Já em “Incidentes de Viagem-Especular no Iucatã”, literatura de viagem relacionada a uma série de intervenções efêmeras realizadas no Golfo do México, Smithson fotografa nove variações de um conjunto de espelhos quadrados dispostos ao rés do chão. Não é mera coincidência que tanto os espelhos quanto as fotografias das intervenções repliquem o emblemático formato quadrado do periódico.”

[EN] “The interventions in various North American art magazines, first and foremost, mark a strange presence. The author’s intention, in confronting critical and historiographical production, was to add printed matter to a regime of circulation and functioning specific to certain discursive forms. At stake was the final word on artworks or perhaps a redefinition of the boundaries between art and criticism. It is worth noting that, although the publications were scattered (Arts Magazine, Harper’s Bazaar, Aspen, among others), one-third of this production is concentrated in a single magazine. Here the reader will find a dozen printed materials in facsimile edition, published in Artforum between 1966 and 1973. The first criterion for selecting this collection, therefore, is quantitative (a starting point was needed for the translation of his complete work). To illustrate the second criterion, which is conceptual and graphic, two examples suffice. Some printed materials have a more or less strong connection between the verbal, the visual, and their material qualities, something like a force of internal cohesion. Others exceed this force of cohesion, creating a precise connection with the magazine format. In “Letters,” for example, Smithson uses the section dedicated to reader opinions to criticize the essay “Art and Objecthood” by Michael Fried, published in Artforum itself a few months earlier. Beyond occupying a specific section, the intentional shift in his authorial position is significant: to assume the role of critic-reader. In “Incidents of Mirror-Travel in the Yucatan,” travel literature related to a series of ephemeral interventions in the Gulf of Mexico, Smithson photographs nine variations of a set of square mirrors arranged at ground level. It is not a mere coincidence that both the mirrors and the photographs of the interventions replicate the emblematic square format of the periodical.”

Weight 0.2 kg