Índice:
Introdução
Capítulo I: A invenção de uma prática
1.1. A fotografia como ideia: a caverna de Platão
como camera obscura
1.2. Pioneiros (I): o caso Niépce-Daguerre
1.3. Pioneiros (II): Talbot, Bayard e a fotografia em papel
Fragmento #1: Hippolyte Bayard por Margarida Medeiros
1.4. Pioneiros (III): a cronofotografia de Marey e Muybridge
Capítulo II: O problema da arte
2.1. A fotografia como registo e como arte: Baudelaire e Benjamin
Fragmento #2: Félix Nadar por Fernando Guerreiro
2.2. O fotógrafo-artista do século XIX: Félix Nadar, David Octavius Hill e Eugène Atget
2.3. Fotografia amadora: a geração Kodak e o caso Lartigue
Fragmento #3: Jacques-Henri Lartigue por José Bértolo
Capítulo III: Missões do novo meio
3.1. Stieglitz e a Camera Work: do pictorialismo à fotografia straight
3.2. A fotografia social de Lewis Hine e a Photo League
3.3. Fotografia e reportagem: Jacob Riis e Weegee
Fragmento #4: Weegee pelos alunos
Galeria Central
Capítulo IV: Experimentalismos e outras aventuras
Fragmento #5: Claude Cahun por Maria Filomena Molder
4.1. Vanguardas: o surrealismo, o construtivismo e a escola Bauhaus
4.2. A Magnum à conquista do mundo: Robert Capa e Henri Cartier-Bresson
Fragmento #6: August Sander por Daniel Blaufuks
4.3. A Nova Objectividade e a Escola de Düsseldorf
Capítulo V: Erro e errância
Fragmento #7: Robert Frank por António Júlio Duarte
5.1. A fotografia de rua: Robert Frank, William Klein e Daido Moriyama
5.2. Os mestres da cor: Saul Leiter e William Eggleston
Fragmento #8: William Eggleston por Maria João Madeira
Capítulo VI: Íntimo e conceito
6.1. Fotografia do eu: Larry Clark e Nan Goldin
Fragmento #9: Jeff Wall por Sérgio Mah
6.2. A pós-fotografia e a fotografia conceptual: Jeff Wall e Sophie Calle
Capítulo VII: A fotografia portuguesa e o mundo
Fragmento #10: Jorge Molder por José Bragança de Miranda
Bibliografia
Galeria Final
***********
AUTOR:
LUÍS MENDONÇA, nascido em Lisboa em 1986, licenciou-se em Comunicação Social (curso pré-Bolonha) pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Realizou o mestrado em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), na especialidade de Cinema e Televisão, tendo como orientador o Professor João Mário Grilo. E doutorou-se na mesma área e pela mesma faculdade sob orientação da Professora Margarida Medeiros e com bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Em 2017, publicou “Fotografia e Cinema Moderno: Os Cineastas Amadores do Pós-Guerra” (Edições Colibri), obra baseada na sua investigação doutoral. Actualmente, lecciona a unidade curricular «O Ensaio Audiovisual – Teoria e Prática» na Pós-graduação de Estudos Visuais: Fotografia e (Pós) Cinema da NOVA FCSH e a disciplina de História da Fotografia do Curso Profissional do Instituto Português de Fotografia. Deu aulas no âmbito de Cursos Livres concebidos por si em colaboração com colegas da área do cinema e da fotografia.
Escreveu vários artigos e participou em inúmeros colóquios sobre cinema, fotografia e filosofia da imagem. Organizou ciclos de cinema e debates. Realizou vídeos, ensaios audiovisuais e a curta-metragem «Lugar /Vazio» (2010), filme mostrado no festival Panorama e exibido na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema. Foi um dos fundadores e é co-editor do website de reflexão e comunhão cinéfila “À pala de Walsh”.