Índice:
Introdução
Capítulo I: Cinema e realismo
1.1. O(s) realismo(s) de Bazin
1.2. Entre realismos: de Chaplin a Rossellini
1.3. O escudo de Kracauer
1.4. Realismo básico
Capítulo II: A invenção da modernidade
2.1. A fuga entre imagens em Little Fugitive
2.2. A práxis realista e a invenção da Nouvelle Vague
2.3. ‘To Bea or not to Bea’: a criança depois de Little Fugitive
2.4. O alguém da voz e a invenção do cinema directo
Capítulo III: A rua e o trauma
3.1. In the Street e In the Street: na pele da cidade
3.2. The Quiet One: espelho contra espelho
3.3. James Agee: imagens escritas a preto-e-branco
3.4. A representação interdita da Shoah e as (tres)leituras da modernidade
3.5. Lionel Rogosin: Auschwitz, todos os dias
Capítulo IV: Metáforas da visão
4.1. O problema da vanguarda
4.2. Weegee: do punch fotojornalístico ao estado gasoso da imagem
4.3. Rudy Burckhardt e Joseph Cornell: a cidade em movimento
Conclusão
Bibliografia
Filmografia
Anexo de Imagens
AUTOR:
Luís Mendonça, nascido em Lisboa em 1986, doutorou-se em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sob orientação da Professora Margarida Medeiros. Realizou o mestrado na mesma área e pela mesma faculdade, na especialidade de Cinema e Televisão, tendo como orientador o Professor João Mário Grilo. Licenciou-se em Comunicação Social (curso pré-Bolonha) pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Deu aulas no âmbito de Cursos Livres concebidos por si em colaboração com colegas da área do cinema e da fotografia. Escreveu vários artigos e participou em inúmeros colóquios sobre cinema, fotografia e filosofia da imagem. Organizou ciclos de cinema e debates. Realizou vídeos, ensaios audiovisuais e a curta-metragem Lugar / Vazio (2010), filme mostrado no festival Panorama e exibido na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema. Foi um dos fundadores do site de reflexão e comunhão cinéfila “À pala de Walsh”.